Últimas Postagens

domingo, 27 de março de 2016

- EMPRESTAR OU NÃO EMPRESTAR, EIS A QUESTÃO.


E é com essa citação (existe alguma melhor?) que eu começo esse desabafo sobre o dilema que é, pra mim, emprestar os meus queridinhos.

Sei que posso até parecer egoísta, e talvez seja mesmo, mas as pessoas não imaginam o aperto que me dá no coração quando alguém me pede algum livro emprestado. Não gosto nem que entrem muito no meu quarto pra não olharem e acabarem pedindo algum.

E o suplício de emprestar e ficar esperando a devolução??? Nossa! Eu quase infarto.


Sem falar nos traumas que sempre acontecem em alguma medida. Por exemplo, tenho trauma de emprestar livros para colegas de trabalho. Motivos:


1) já emprestei pra uma menina que pediu demissão no meu dia de folga e nunca mais eu vi a minha edição de capa dura de Lolita (aquela bem baratinha que tem em qualquer sebo, mas que era minha e somente minha!). Isso sem falar que ela nem terminou de ler (!!);

2) já emprestei e o livro voltou sujo. Sim, isso mesmo. SUJO! Gente, o que há na cabeça dessas pessoas? Sério... Não custa nada tomar cuidado com as coisas dos outros. Se você é meio relaxado ou se não se importa mesmo de tomar um cuidado maior com livros, não custa nada dar um cuidado especial pra algo que não é seu. Eu adoro livros e, volta e meia, pego emprestado também, mas eu cuido até melhor do que dos meus. Acho que nem é questão de ser cuidadoso ou não. Chega a ser até falta de respeito devolver um livro com qualquer avaria que seja. Se não é seu, cuidado redobrado, por favor;

3) o livro viajou e voltou destruído. Uma amiga, também do trabalho, me pediu um livro e levou numa viagem. Tudo bem, a cupa não foi dela. O livro estava na mala e fizeram uma bagunça daquelas, jogando uma por cima da outra, e a capa acabou se rasgando. Eu nem sei o tamanho do estrago porque a intenção dela era comprar logo outro e me entregar o novo. Mas... O tempo passou... Eu saí do emprego... E, quase um ano depois, nada de livro.

Isso sem falar naquelas pessoas que pegam emprestado e mesmo depois de MESES não devolvem e nem concluem a leitura. Sinceramente não sei o que é pior. Eu sou do tipo que, quando pega algum livro emprestado, para todas as leituras pra poder terminar logo e devolver assim que possível. Tem gente que não liga a mínima, e eu até gostaria de ser assim, mas não rola. 

Tirei a citação do início do post de um dos livros da Trilogia Mundo de Tinta, da Cornelia Funke, e sei lá... Tô pensando em fazer cópias desse texto e entregar pra todo mundo a quem eu emprestar um dos meus filhotes. Quem sabe não surte efeito?

3 comentários:

  1. Menina, complicado isso né? Eu não me importo de emprestar mas o mínimo é que a pessoa que pegou, tome o muito cuidado! Afinal, o livro não é dela!
    Adorei a citação! bjs

    amo-os-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é!
    Traumatizada com tantas experiências ruins
    com empréstimos! hahaha (Tentando desapegar um pouco)

    Beeijo :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana!
    Adorei o seu texto! Eu só empresto os meus para pessoas de confiança. Podem me chamar de egoista, de chata, do que quiser, não quero saber rs
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO ORGULHO NERD

    ResponderExcluir