Últimas Postagens

sábado, 19 de março de 2016

EU, ROBÔ, Isaac Asimov.

http://vivendomilvidas.blogspot.com.br/p/sinopse-eu-robo.html
LEI Nº1: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.

LEI Nº2: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.

LEI Nº3: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.


Eu, Robô
trata-se de um dos clássicos da ficção científica e contém um compilado de 9 (nove) contos que Isaac Asimov escreveu e publicou separadamente quando começou a se aventurar no mercado literário publicando em revistas científicas.
Só depois de ter escrito algumas vezes que uma pequena editora se interessou em juntar esses contos e editar um volume único de forma a interligar as histórias, e assim foi feito.

Asimov nos apresenta as Leis da Robótica que regem o comportamento de todos os robôs, e esses contos são narrados a partir de um entrevista da Dra. Susan Calvin, Psicóloga roboticista, que conta alguns episódios (nos quais teve participação ou não) ocorridos ao decorrer dos anos trabalhados, com exceção de um deles, que aconteceu quando ela ainda não era formada.

De maneira geral esses eventos relembrados pela psicóloga só são dignos de nota justamente pelos conflitos gerados nos robôs por conta de uma ou outra Lei e, por ser a pessoa habilitada, era a ela que cabia (sempre que possível) encontrar a fonte dos conflitos e resolver o problema da melhor forma.

"Houve um tempo em que o homem enfrentou o universo sonho e sem amigos. Agora ele tem criaturas para ajudá-lo; criaturas mais fortes que ele próprio, mais fiéis, mais úteis e totalmente devotadas a ele."

A leitura é super rápida mesmo com tantos termos a que eu não estava acostumada (por nunca ter lido muito sobre ficção científica, muito menos se tratando de robótica) e eu me peguei lendo bem poucas páginas por dia pra prolongar o meu tempo com esse livro.

Leve, irônico, inteligente e completamente a frente do seu tempo, esse livro me fez ter vontade de ler tudo o que esse homem escreveu, e eu já adicionei outras obras dele à minha wishlist.



Nenhum comentário:

Postar um comentário