Últimas Postagens

quarta-feira, 16 de março de 2016

O CORCUNDA DE NOTRE DAME, Victor Hugo

Quem nunca ouviu falar de Quasímodo?

O Corcunda de Notre Dame
 
Victor Hugo escreveu esse romance com o intuito de ressaltar a importância da Catedral de Notre Dame e uma forma de buscar a preservação da mesma.

E quem diria que uma forma de protesto poderia se tornar um clássico da literatura mundial e que seria aclamado por tantos anos depois?

Temos Esmeralda, uma moça que foi criada por um grupo de ciganos desde bebê, e tem esse nome por carregar sempre pendurado consigo um cordão com um saquinho verde do qual ela não se separa nunca. Ela tem como companheira Djali, uma cabra amiga e parceira nas apresentações que faz para arrecadar algum dinheiro.

Quasímodo, nosso querido Corcunda, ao contrário de Esmeralda que foi admirada e atraída por todos desde criança por conta de sua graça e beleza, foi abandonado por aquela que o gerou assim que nasceu, e desde sempre se viu apontado e rejeitado por todos os que colocaram os olhos sobre ele.

Claude Frollo foi quem o acolheu ao ser deixado à porta de Notre Dame. Contudo, por causa das suas deformidades,  o Corcunda viveu recluso nas paredes da catedral durante toda a sua vida, e fez de Notre Dame o seu lar. Por causa dessa reclusão, ele desenvolveu um certo instinto de ferocidade e lealdade ao mesmo tempo. Ferocidade contra todos que dele zombavam, e lealdade a Frollo, aquele que sempre cuidou dele a despeito da sua aparência.

O Corcunda de Notre Dame (ou Notre Dame de Paris) é uma história que mostra o amor de diferentes pontos de vista, não só no que tange aos personagens acima, mas também aos que não foram citados. Vemos o embate entre as vontades do homem contra os "desígnios" de Deus; questões filosóficas e pensamentos e questionamentos intricados, entre outros conflitos, além de oferecer um deleite para quem aprecia uma boa leitura.



SINOPSE:

Na Paris do século XV, a cigana Esmeralda dança em frente à catedral de Notre Dame. Ao redor da jovem e da igreja, dançam outros personagens inesquecíveis - como o cruel arquidiácono Claude Frollo, o capitão Phoebus, a velha reclusa Gudule e, claro, o disforme Quasímodo, o corcunda que cuida dos sinos da catedral. Com uma trama arrebatadora, que tem a cidade de Paris como bem mais do que um mero pano de fundo, Victor Hugo criou um dos grandes clássicos do romantismo francês, de leitura irresistível.

Essa Edição Comentada e Ilustrada inclui tradução, apresentação e notas de Jorge Bastos Cruz e mais de 50 ilustrações originais.

DADOS TÉCNICOS:

ISBN-13: 9788537810880
ISBN-10: 8537810886
Ano: 2013 / Páginas: 496
Idioma: Português 
Editora: Zahar